The Bedroom Series
13th January — 9th February 2024
Curated by me, a solo exhibition by Martîm.
CONVERSA - "The Bedroom Series" de Martîm
Martîm e Diego Bragà, respectivamente o pintor e a modelo, em conversa com a curadora Mariana Baião Santos.
(...)
DIEGO
Martîm, responda sinceramente, sou eu a sua musa?
(...)
I.
DIEGO
Nesta série de "pães de açúcar" e pinturas sobre papel, Martîm se debruça na sua relação afetivo-erótica com uma artista. Essa artista sou eu.
A primeira declaração de amor que enviei ao Martîm foi num postal de papel-com a foto icónica da Yoko Ono e do John Lennon, nus.
MARIANA
Pela história são notórios os casais de artistas, que com olhos diferentes para o mundo, tornam a relação
arte interna e externamente.
DIEGO
Como bem disse Frida Kahlo no seu diário ao descrever a sua sociedade com Diego Rivera: Pareja extranã del pais/ de punto y la raya.
MARTÎM
"The Bedroom Series" é um retrato da intimidade no qual ambas as pessoas são artistas, uma exploração
da intensidade e de como o desejo se manifesta dentro do casal.
DIEGO
As imagens em papel que ele criou são, como diria Kandinsky, pedaços de uma improvisação controlada
que captura, não o íntimo, porque não queremos, mas a possibilidade voyeurística e semiótica de se
imaginar o desenrolar de uma intimidade de casal de artistas.
Nós, intérpretes, performamos na nossa "caverna" como se não houvesse público.
MARIANA
A caverna é um símbolo universal de origem, de renascimento, segundo a mitologia grega, de mundo. Um
sítio resguardado da luz do mundo que tem luz própria à mercê de cada um.
DIEGO
Todo casal tem uma caverna.
II.
DIEGO
Podíamos pensar o papel – a mídia principal escolhida pelo Martîm - como objeto e “papel” além dos
papeis de género ("homem e mulher" ou "homem e homem" presentes na construção pós revolução
industrial da sociedade)...Toda a grande carta de amor é numa folha de papel, não é?... Ao pintar em
papel a humidade da tinta altera a formação original do suporte, criando uma dança minimalista e sensual
entre paleta e a folha... É verdade que o "papel" de quem assina um contrato para testemunhar a vida do
outro é alterado com o tempo?
MARIANA
Tudo é alterado com o tempo, por isso é que temos o retrato, para imortalizar aquilo que não queremos
esquecer, cristalizando a beleza do traço e a expressão de quem pinta e de quem é pintado.
III.
DIEGO
Concreto e bittersweet, como todo o jogo de casal, desde a paleta cromática escolhida, como as peças
em cerâmica que representam os "pães de açúcar, estes que são ao mesmo tempo representantes
máximos do mais saboroso da doçaria ocidental e também do mais amargo da colonização do Brasil.
MARIANA
O pão de Açúcar como símbolo vai muito além da sua forma fálica como objeto nesta obra.
Tendo a forma da cuba onde é produzido, o pão de açúcar é a representação da cultura negra da
Madeira, da sua relação com o Brasil e com a escravatura. Martîm nasceu na Madeira e viveu no
Brasil, confluindo nesta obra uma faceta crua e simbólica. Um ato de redescoberta: experimental e
libertador.
DIEGO
Talvez ousaria dizer que essas pinturas questionam a ideia binária de performance de gênero na
dramaturgia final ou na ideia de retratos de musas na pintura clássica; enquanto os objetos em cerâmica
ao invés de questionarem algo solidificam o que foi "conquistado” (pelo bem ou mal que esse verbo possa
representar). Não sei. Sou só a modelo, ou parte das formações rochosas da caverna do casal. Mas a
minha bunda é macia como pão doce...
MARTÎM
O olhar da “modelo” é felino e intenso, sem meios-termos, vem com um sentido de urgência e
aprofundamento, que provoca e questiona a minha criação.
IV.
DIEGO
Talvez o jogo que reprograma o sensual num quarto luso-brasileiro seja um dos trunfos do Martîm. O outro seria estar casado com a sua musa.
MARIANA
Martîm, a partir dessa série poderíamos afirmar que a Diego é a tua musa?
MARTÎM
A minha Musa é um farol.
Um farol de luz, sempre ligada à corrente.
____________
TALK - "The Bedroom Series" by Martîm
Martîm and Diego Bragà, painter and model respectively, in conversation with the curator Mariana Baião Santos.
(...)
DIEGO
Martîm, answer truthfully, am I your muse?
(...)
I.
DIEGO
In this series of "sugar loaves" and paintings on paper, Martîm focuses on his affective-erotic relationship
with an artist. That artist is me.
The first declaration of love I sent Martîm was on a paper postcard - with the iconic photo of Yoko Ono and
John Lennon, naked.
MARIANA
Throughout history, there have been many artist couples who, with different perspectives on the world,
have transformed their relationship into art, both internally and externally.
DIEGO
As Frida Kahlo said in her diary when describing her partnership with Diego Rivera: Pareja extranã del pais/ de punto y la raya.
MARTÎM
"The Bedroom Series" is a portrait of intimacy in which both people are artists, an exploration of intensity
and how desire manifests itself in the couple.
DIEGO
The paper images he created are, as Kandinsky would say, pieces of controlled improvisation that capture
not the intimate, because we don't want it, but the voyeuristic and semiotic possibility of imagining the
intimacy of a couple of artists unfolding.
We, the performers, act in our "cave" as if there were no audience.
MARIANA
The cave is a universal symbol of origin, of rebirth, according to Greek mythology, of the world. A place
sheltered from the light of the world, which has its own light at everyone's mercy.
DIEGO
Every couple has a cave.
II.
DIEGO
We could think of paper - the main medium chosen by Martîm - as an object and a "role" beyond the
gender roles ("man and woman" or "man and man" present in the post-industrial revolution construction of
society)... Every great love letter is on a sheet of paper, isn't it? When painting on paper, the humidity of
the paint alters the original formation of the support, creating a minimalist and sensual dance between
palette and sheet... Is it true that the "role" of the person who signs a contract to witness the other person's
life changes over time?
MARIANA
Everything changes over time, that's why we have the portrait, to immortalise what we don't want to forget,
crystallising the beauty of the line and the expression of the one who paints and the one who is painted.
III.
DIEGO
Concrete and bittersweet, like the whole couple's game, from the chosen colour palette to the ceramic
pieces that represent the "sugar loaves", which are at once the ultimate representatives of the tastiest of
Western sweets and also the bitterest of Brazil's colonisation.
MARIANA
The sugar loaf as a symbol goes far beyond its phallic form as an object in this work.
Shaped like the vat in which it is produced, the sugar loaf is a representation of Madeira's black culture, its
relationship with Brazil and slavery. Martîm was born in Madeira and lived in Brazil, bringing together a raw
and symbolic side in this work. An act of rediscovery: experimental and liberating.
DIEGO
Perhaps I would dare to say that these paintings question the binary idea of gender performance in the
final dramaturgy or the idea of portraits of muses in classical painting; whereas the ceramic oblets instead
of questioning something, they solidify what has been "conquered" (for whatever good or bad that verb
may represent). I don't know. I'm just the model, or part of the rock formations in the couple's cave. But my
arse is as soft as bread...
MARTÎM
The "model's" gaze is feline and intense, without compromise, it comes with a sense of urgency and depth,
which provokes and questions my creation.
IV.
DIEGO
Perhaps the game that reprogrammes the sensual in a Luso-Brazilian bedroom is one of Martîm's trump
cards.The other would be being married to his muse.
MARIANA
Martîm, from this series could we say that Diego is your muse?
MARTÎM
My muse is a lighthouse.
A beacon of light, always plugged in.